O estudo, que foi publicado na Clinical Science, observou dois grupos de homens tanto com altos como com baixos níveis de gordura no fígado, fornecendo a eles uma dieta rica ou pobre em acúcar para descobrir se a quantidade de gordura no fígado influenciava o impacto do açúcar em sua saúde cardiovascular. A dieta com pouco açúcar continha não mais do que 140 calorias por dia de açúcar - uma quantidade próxima à ingestão recomendada - enquanto a dieta rica em açúcar continha 650 calorias.
Após 12 semanas na dieta rica em açúcar, os homens com altos níveis de gordura no fígado - uma condição conhecida como doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) - mostraram mudanças em seu metabolismo da gordura que são associadas ao aumento no risco de doenças cardiovasculares, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.
O metabolismo da gordura é o processo bioquímico pelo qual as gorduras são transportadas e quebradas no sangue, e então usadas pelas células do corpo.
Os resultados também revelaram que, quando o grupo de homens saudáveis com baixos níveis de gordura no fígado consumiram uma alta quantidade de açúcar, sua gordura no fígado e seu metabolismo de gordura tornaram-se similares aos dos homens com DHGNA.
O professor de Metabolismo Nutricional, Bruce Griffin, declarou: "Nossas descobertas fornecem novas evidências de que o consumo de grandes quantidades de açúcar pode alterar o metabolismo da gordura de maneiras que podem aumentar seu risco de doenças cardiovasculares."
"Enquanto muitos adultos não consomem os altos níveis de açúcar usados nesse estudo, algumas crianças e adolescentes alcançam esses níveis de ingestão pelo consumo exagerado de refrigerantes e doces. Esses aumentos trazem preocupação a respeido da saúde no futuro da população mais jovem, especialmente quando se tem em vista a ocorrência alarmantemente alta de DHGNA em crianças e adolescentes, e o aumento exponencial de doenças hepáticas fatais em adultos.
Fontes: Healthy people are at risk of developing heart disease
Seguem alguns comentários da escritora norte-americana Ellen White extraídos de "Conselhos sobre o regime alimentar". A data da publicação original de cada comentário é indicada entre parênteses.
"O açúcar abarrota o organismo. Entrava o trabalho da máquina viva" (1870). (p. 280)
"Sento-me com freqüência à mesa de irmãos e irmãs, e vejo que eles usam grande quantidade de leite e açúcar. Isto sobrecarrega o organismo, irrita os órgãos digestivos, e afeta o cérebro. Tudo quanto embaraça o ativo funcionamento do maquinismo vivo, afeta muito diretamente o cérebro. E segundo a luz que me foi dada, o açúcar, quando usado abundantemente, é mais prejudicial que a carne. Estas mudanças devem ser feitas com prudência, e o assunto deve ser tratado de maneira calculada a não desgostar e suscitar preconceito às pessoas a quem queremos ensinar e ajudar" (1870). (p. 281)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.