quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Exercícios físicos aumentam o tamanho do cérebro, aponta novo estudo

A saúde do cérebro decai com o envelhecimento, com um encolhimento médio em seu tamanho de aproximadamente 5% por década após os 40 anos. Estudos com ratos têm consistentemente mostrado que o exercício aumenta o tamanho do hipocampo (região relacionada à memória), mas até agora o efeito não era bem documentado para os humanos.

Pesquisadores australianos e britânicos examinaram os efeitos do exercício aeróbico sobre a saúde cerebral, incluindo ciclismo, caminhada e corrida em esteira. Os voluntários foram monitorados por períodos que variaram entre 3 a 24 meses, fazendo de 2 a 5 sessões por semana.

Os resultados publicados na revista especializada Neuroimage mostraram que, embora o exercício não tivesse efeito no volume total do hipocampo dos humanos, ele era responsável por um aumento significativo da região esquerda.

"Quando você se exercita, você produz uma substância química denominada de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), que ajuda a prevenir declínios relacionados à idade pela redução da deterioração do cérebro", declarou Joseph Fith, o líder do trabalho.

"Nossos dados mostraram que, ao invés de aumentar o tamanho do hipocampo per se, os principais 'benefícios cerebrais' são devidos ao fato de que exercícios aeróbicos desaceleram a deterioração do tamanho do cérebro. Em outras palavras, o exercício pode ser visto como um programa de manutenção para o cérebro", completa Fith.

Ainda de acordo com Fith, o estudo pode ter implicações para a prevenção de desordens neurodegenerativas relacionadas ao envelhecimento, como Alzheimer e demência, embora mais estudos sejam necessários para se tirar conclusões seguras.

O exercício físico é um dos poucos métodos demonstravelmente eficazes para a manutenção do tamanho do cérebro e de seu funcionamento na medida em que envelhecemos.


Adaptado de:

NICM, Western Sydney University. "Exercise increases brain size, new research finds." ScienceDaily. ScienceDaily, 13 November 2017. <www.sciencedaily.com/releases/2017/11/171113195024.htm>


Referência:

Joseph Firth, Brendon Stubbs, Davy Vancampfort, Felipe Schuch, Jim Lagopoulos, Simon Rosenbaum, Philip B. Ward. Effect of aerobic exercise on hippocampal volume in humans: A systematic review and meta-analysis. NeuroImage, 2018; 166: 230 DOI: 10.1016/j.neuroimage.2017.11.007