sábado, 11 de novembro de 2017

Restrição calórica pode reverter diabetes

Um a cada três norte-americanos desenvolverá diabetes tipo 2 até 2050, de acordo com projeções recentes do Centro para Prevenção e Controle de Doenças. Há relatos indicando que a doença fica em remissão em pacientes que passam pela cirurgia bariátrica, que reduz significativamente a ingestão de calorias antes que se observe uma perda de peso clinicamente significativa. Isso motivou uma equipe de pesquisadores a tentar entender o mecanismo pelo qual a restrição calórica reverte rapidamente o diabetes tipo 2.

No estudo, ratos portadores de diabetes tipo 2 foram submetidos a uma dieta com grande restrição calórica, consistindo de cerca de um quarto do que conteria uma dieta normal. Usando uma técnica de rastreamento baseada em isótopos, os pesquisadores puderam acompanhar os processos que contribuiam para aumentar a produção de glicose pelo fígado. Também foi possível estudar a resistência à insulina. Ambos os processos - o aumento de produção de glicose e a resistência à insulina - contribuem para a elevação da concentração de açúcar no sangue em diabéticos.

Os pesquisadores apontaram três mecanismos principais como os responsáveis pela dramática diminuição da concentração de glicose no sangue dos animais diabéticos, sendo eles: 1) diminuição da conversão de lactato e aminoácidos em glicose; 2) decréscimo da taxa de conversão de glicogênio para acúcar no fígado; e 3) decréscimo do conteúdo de gordura, o que por sua vez melhora a resposta do fígado à insulina. Esses efeitos positivos da restrição calórica foram observados em apenas três dias.

O próximo passo é estender esse tipo de estudo a humanos, algo que a equipe de pesquisadores já começou a fazer.

Referências

Rachel J. Perry, Liang Peng, Gary W. Cline, Yongliang Wang, Aviva Rabin-Court, Joongyu D. Song, Dongyan Zhang, Xian-Man Zhang, Yuichi Nozaki, Sylvie Dufour, Kitt Falk Petersen, Gerald I. Shulman. Mechanisms by which a Very-low Calorie Diet Reverses hyperglycemia in a Rat Model of Type 2 Diabetes. Cell Metabolism, Novembro de 2017.

Yale University. "Study reveals how a very low calorie diet can reverse type 2 diabetes." ScienceDaily. ScienceDaily, 9 November 2017